Banner de anúncio Black Friday Geométrico Moderno Vermelho Verde neon (1)

MT cria Coordenadoria de Inteligência na PGE para combater crimes tributários

MT cria Coordenadoria de Inteligência na PGE para combater crimes tributários

Da Redação Rádio Aruanã FM

Grupo será conduzido pela PGE-MT – Foto por: Assessoria

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de Inteligência, vinculada à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e em parceria com a Polícia Judiciária Civil, para fortalecer as investigações contra crimes tributários no Estado. 

A definição da nova estratégia consta no Decreto de Lei Complementar nº 791, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, nessa quinta-feira (18.04).  

O procurador-geral do Estado, Francisco Lopes, explicou que a Coordenadoria surgiu de uma conversa com a Polícia Civil, a partir de trabalhos já realizados em parceria com a Procuradoria-Geral para identificar contribuintes que estavam cometendo crimes contra a ordem tributária. 

“A partir desses resultados positivos, a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, nos trouxe a proposta de oficializar essa colaboração. Levamos a ideia ao governador Mauro Mendes, que prontamente autorizou a criação da Coordenadoria. Essencialmente, ela nasce da necessidade de integrar ainda mais as informações que temos sobre os contribuintes para efetivar a investigação desses crimes”, afirmou.

O procurador-geral do Estado deve ocupar o cargo de coordenador-geral de Inteligência e Recuperação Fiscal e deve nomear dois delegados, preferencialmente da Delegacia Fazendária, como subcoordenadores, sendo que um focado em apoio finalístico e outro em contrainteligência. 

“A Coordenadoria deve funcionar como um eixo central para a segurança pública do Estado, reforçando o trabalho que fazemos de investigação de crimes fazendários e representa melhoria contínua dos mecanismos de segurança no Estado”, afirmou a delegada-geral da Polícia Civil. 

A Coordenadoria de Inteligência pode formar parcerias com outras entidades governamentais para utilizar ferramentas, treinamentos e sistemas avançados.
 

Fonte: Araguaia Notícia

Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações