Da Redação Rádio Aruanã FM
Segundo o prefeito Ronivon Parreira (União), a obra foi feita com recursos dos cofres da prefeitura e que foram aumentados a quantidade de salas de atendimento ao público. “Os recursos da reforma e ampliação do hospital é trabalho de gestão que a gente vem fazendo de longas datas, angariando recursos, lá 100% recursos próprios. Nós aumentamos os leitos, sala de repouso, sala vermelha, consultórios e várias coisas”, disse o gestor da cidade.
Para Rafaela Ribeiro, secretária de saúde do município, os investimentos possibilitaram uma melhora expressiva na qualidade da estrutura do hospital e do atendimento. “Nós investimos cerca de R$ 1,5 milhão, com a reforma do prédio e compramos equipamentos significativos para o hospital, como geradores de energia, ventilador pulmonar, cardioversor e vários outros equipamentos hospitalares”, explicou a secretária.
Ela ainda ressaltou que a nova infraestrutura agora pode atender pacientes em estado grave, os mandando estabilizados até surgir vaga para transferência. “Hoje nós temos dois consultórios médicos e um consultório com aparelho de ultrassonografia. A ideia da sala vermelha semi-intensiva [que está sendo inaugurada], para o atendimento de pacientes graves até que a gente consiga uma vaga de regulação para alta complexidade”, afirmou.
Dona Maria Aparecida, vice-prefeita e usuária do sistema de saúde, relembrou como era a unidade de saúde antigamente e como tudo era mais difícil. “Quando iniciou o hospital, eu trabalhei nele, eu era enfermeira técnica, então era bem pequenininho, era um prédio cedido de uma firma, era de tábua, era totalmente diferente. Era muito mais difícil de trabalhar, antes de fazer essa construção, já tinha reformado, e era completamente diferente e bem difícil”, disse a mulher.