Notícias

Artista plástico Robledo Nery é homenageado no Centro Cultural Valdon Varjão

Publicado em 08 de dezembro de 2021

Jovem teve seus quadros expostos no local, em programa da Secretaria de Cultura; ele iniciou nas telas, em 2009, na escola Mega Casinha do Saber e em 2013, seguiu com as pinceladas no colégio Laura Vicuña

Assessoria Sec. de Cultura

image

Aconteceu nesta terça-feira (7), a segunda homenagem do programa “Personalidades de Barra do Garças”. O homenageado da vez foi o artista plástico Robledo Nery. O evento contou com vários depoimentos de pessoas que viram o jovem se desenvolver na arte. O Centro Cultural Valdon Varjão foi palco de uma exposição de suas obras.

Robledo nasceu com síndrome de Marfan, mas nenhum problema limitou a sua criatividade. Ele iniciou nas telas, em 2009, na escola Mega Casinha do Saber e em 2013, seguiu com as pinceladas no colégio Laura Vicuña. No início, as suas obras eram doadas para familiares, mas sua mãe percebeu que várias pessoas se interessavam pela arte do rapaz e com isso, passou a doar para essas pessoas.

A intenção sempre foi a doação dos quadros de Robledo, mas, com o tempo os pedidos foram aumentando cada vez mais, a tal ponto que eles precisaram dar uma pausa, porque não conseguiam atender a demanda. “Robledo tem um talento e uma alegria que me inspira. Esse talento, essa vontade dele, essa inocência, o tornam um rapaz muito especial”, explica Magda Nery, mãe do homenageado.

“A homenagem a Robledo abre portas. Foi um evento de inclusão. Robledo é uma pessoa com deficiência, mas muitas vezes, a falta de empatia dos outros que é a deficiência. Então, ele ao longo de sua vida quebrou barreiras e mostrou sua arte. Esse evento representa muito”, garante Alessandro Matos, Secretário de Cultura.

Além dos depoimentos de amigos, parentes e pessoas que fizeram parte da vida do artista, a noite contou também com uma entrega de um quadro de Robledo para o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves (PSD), representado pelo Procurador Geral do Município, Hebert Penze: “Acompanho a história de Robledo há muitos anos, é um guerreiro e nos inspira. Vamos entregar esse quadro pessoalmente ao Dr. Adilson”, ressaltou.

As obras de Robledo estão decorando o Centro Cultural Valdon Varjão nesta quarta-feira (08).

Lucas Iglesias
Assessoria Secretaria de Cultura

Baixe o APP da Rádio 102.1

Agora você pode nos ouvir em qualquer lugar com acesso à internet. Disponibilizamos para você, além do áudio, informações de contato e acesso às nossas páginas na internet.