Gláucio Nogueira | RDNews
Atual corregedor-geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o desembargador José Luiz Lindote será o próximo presidente da corte. Nome de consenso, ele foi o único magistrado a se inscrever no edital para registro de candidaturas e, com isso, comandará o Judiciário mato-grossense nos anos de 2027 e 2028. A confirmação da escolha ocorrerá em uma sessão com data a ser definida. A relação com todos os candidatos inscritos foi publicada na edição desta terça-feira do Diário de Justiça Eletrônico DJE).
Natural de Cáceres, Lindote ingressou na magistratura em 1999 e, até 2024, quando foi promovido ao cargo de desembargador, atuou em diversas comarcas, entre elas Rondonópolis, Primavera do Leste, Diamantino e Várzea Grande. O magistrado também foi membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Do mesmo modo, apenas um magistrado se candidatou ao cargo de vice-presidente, o desembargador Gilberto Giraldelli. A exemplo de Lindote, havia entre os integrantes do Pleno do Tribunal uma preferência pelo magistrado.
Já para o posto de corregedor-geral, dois desembargadores estão na disputa. São eles: Helena Maria Bezerra Ramos, favorita a assumir o cargo, e Rui Ramos Ribeiro, que presidiu a corte nos anos de 2017 e 2018.
Para o Órgão Especial, se inscreveram os desembargadores Deosdete Cruz Junior, Helio Nishiyama, José Zuquim Nogueira, Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, Marcos Regenold Fernandes, Mário Roberto Kono de Oliveira, Sebastião de Arruda Almeida, Wesley Sanches Lacerda e a desembargadora Serly Marcondes Alves.
Das 15 cadeiras, três são destinadas ao quinto constitucional, distribuídas entre as classes da Advocacia e do Ministério Público. Conforme o artigo 3º da Resolução nº 16/2006 do CNJ, oito vagas serão preenchidas por antiguidade, duas pelo quinto constitucional — sendo uma destinada à Advocacia e outra ao Ministério Público —, observada a ordem decrescente de antiguidade dos membros de cada classe.




