Banner de anúncio Black Friday Geométrico Moderno Vermelho Verde neon (1)

Unidade móvel do Governo de MT para saúde da mulher realiza mais de 8,3 mil atendimentos em 2024

Unidade móvel do Governo de MT para saúde da mulher realiza mais de 8,3 mil atendimentos em 2024

Da Redação Rádio Aruanã FM

Unidade móvel adquirida pela SES-MT continua no Hospital Santa Casa em razão da alta demanda na Baixada Cuiabana Crédito – Secom-MT

A unidade móvel da saúde da mulher da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou 8.307 atendimentos de janeiro a setembro de 2024. Destes, 3.187 foram para realização de mamografias, 1.684 de ultrassonografias mamárias e 1.097 exames de papanicolau, que detectam o câncer de colo de útero. A unidade está estacionada no pátio do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, e presta atendimento exclusivo às mulheres durante todo o ano.

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, destaca o compromisso do Estado em ofertar os cuidados preventivos ao público feminino e reforça que as ações devem ocorrer durante todo o ano.

“Estamos comprometidos em ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde e proporcionar diagnósticos precoces e tratamento adequado. No entanto, também é importante que todos os municípios estejam preparados para essa demanda que existe para além do mês de outubro, mês de conscientização sobre o câncer de mama. A Saúde da Mulher deve ser tratada como uma prioridade”, afirmou.

A unidade móvel de Saúde da Mulher da SES permanece no hospital devido à alta demanda existente na Baixada Cuiabana. Dentre os exames realizados, também estão mamografias bilaterais, ultrassonografias mamárias bilaterais, ultrassonografias pélvicas (ginecológicas), ultrassonografias transvaginais e coleta de cito (preventivo). 

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, enfatiza a importância do Outubro Rosa como um período não apenas de conscientização, mas também de ação. “É fundamental que as mulheres se sintam encorajadas a buscar atendimento. O Outubro Rosa é uma oportunidade para reforçar essa mensagem e lembrar que o cuidado com a saúde deve ser contínuo”, reforça.

Campanha Outubro Rosa

O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres no Brasil e sua detecção precoce aumenta as chances de tratamento e cura. A campanha Outubro Rosa, promovida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), visa mobilizar a sociedade para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.

O rastreamento mamográfico é recomendado para mulheres de 50 a 69 anos, com intervalos de dois anos. Para aquelas com histórico de câncer na família, o exame deve ser realizado anualmente a partir dos 35 anos. Além disso, hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de exercícios, são recomendados para a prevenção. A amamentação também é um fator protetor.

Em 2024, a campanha abrange o câncer do colo do útero, o terceiro mais comum entre mulheres no Brasil, prevenido pela vacinação contra o HPV e exames regulares, como o Papanicolau. 

A vacinação está disponível no SUS para meninas e meninos entre 9 e 14 anos, sendo mais eficaz antes do início da vida sexual. Mulheres entre 25 e 64 anos devem realizar o exame de Papanicolau a cada três anos, permitindo a detecção precoce de lesões que podem evoluir para câncer.

Fonte: Araguaia Notícia

Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações