Servidora trans fala sobre ideologia de gênero a crianças do 5º ano em MT

Por Gabriel Rodrigues | RD NEWS

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) usou as redes sociais para criticar uma servidora trans da Educação de Várzea Grande por ter feito falas sobre ideologia de gênero para crianças do 5° ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Mercedes de Paula Sôda. A Prefeitura trata a situação como caso isolado.

Na palestra, a servidora explica que uma pessoa pode nascer homem e se identificar como mulher e vice-versa. Além disso, critica preconceito e discriminação por conta de gênero.

Segundo o parlamentar de direita, conservador e bolsonarista, a situação caracteriza “doutrinação” de menores de idade em espaço de ensino fundamental. Diante deste cenário, cobrou explicações da Secretaria de Educação de Várzea Grande, sobre a iniciativa da educadora.

“Esta palestra aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica Mercedes de Paula Sôda, em Várzea Grande-MT, onde estudam crianças da educação infantil ao 5° ano do ensino fundamental. Já estamos protocolando uma denúncia no Ministério Público Estadual e um pedido de providências para Secretaria de Educação. Em Mato Grosso não iremos permitir que doutrinação em escolas fiquem impunes”, declarou em postagem.

O vídeo ganhou às redes e tensionou o debate quanto à prática de ideologia de gênero em um ambiente onde havia menores de 10 anos. Veja o vídeo abaixo:

 

Por meio de nota, a Prefeitura afirmou que não prática ideologia de gênero em nenhuma de suas Secretarias ou Órgãos Municipais e refuta toda e qualquer manifestação, venha ela de pessoas ou segmentos, além de citar que se trata de um fato isolado.

 

Confira, abaixo, a íntegra da nota:

 

“As Secretarias de Comunicação Social; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Governo; Administração e Procuradoria Municipal em atenção ao pedido de esclarecimento deste conceituado órgão de imprensa informa:

A Prefeitura de Várzea Grande não pratica ideologia de gênero em nenhuma de suas Secretarias ou Órgãos Municipais e refuta toda e qualquer manifestação, venha ela de pessoas ou segmentos;

Fato isolado ocorrido durante acolhimento de alunos na Escola Mercedes de Paula Soda, localizado no Jardim Paula I, com manifestação de um profissional da área de Educação, não traduz a opinião e o conceito da Administração Municipal e da política educacional que é contra qualquer tipo de discriminação de raça, cor, credo ou qualquer manifestação pública;

O papel da Educação Municipal é o de ensinar, educar e demonstrar a importância da ética para toda e qualquer missão que as pessoas assumam em suas vidas.

Os Órgãos Municipais informam ainda que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer vai promover o devido esclarecimento dos fatos, que teriam sido motivados pelo tratamento discriminatório contra o profissional da Educação e contra alguns alunos.

A politização em ano eleitoral visando caminhos transversos acaba provocando discussões desnecessárias como a atual, que em nada contribui para a educação ou para a formação de homens e mulheres, mas o Poder Público Municipal é vigilante e não irá permitir que transformem fatos isolados em crises políticas deflagradas por conceitos de Direita ou de Esquerda.”

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