Da Redação Rádio Aruanã FM
O evento contou com a participação de diversas universidades, entre elas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que apresentou aos alunos suas estruturas, opções de cursos e oportunidades de bolsas. Representantes acadêmicos explicaram sobre o contexto universitário, ajudando a esclarecer dúvidas comuns sobre a escolha do curso e da instituição, visto que muitos alunos ainda estão em fase de decisão.
O professor Marcelo Trilha, um dos palestrantes do evento, destacou a importância de não desistir e continuar se esforçando. “Independente dos resultados até aqui, esta é a chance de se esforçar um pouco mais, para que em dois ou três anos possam estar colhendo os frutos”, afirmou.
A supervisora do ensino médio da CRE de Piranhas, Aline Duarte, também reforçou a relevância da ação, destacando o impacto positivo da edição anterior. “A SEDUC se preocupa com a preparação desses alunos para o ENEM, porque é uma porta de entrada para as universidades. Ano passado realizamos esse evento e, pelo resultado positivo, estamos repetindo a iniciativa”, afirmou Aline.
Além das palestras motivacionais, a ação incluiu testes vocacionais, com o objetivo de orientar os alunos na escolha profissional. O contato direto com as universidades também foi ressaltado como um fator decisivo para os jovens. “Alguns alunos ainda não se decidiram sobre o curso ou instituição, e toda orientação e esclarecimento é fundamental neste momento de decisão”, acrescentou Aline.
A Semana do ENEM em Aragarças-GO foi, portanto, um momento de inspiração e orientação para os estudantes, preparando-os para os próximos passos rumo ao Ensino Superior.