Banner de anúncio Black Friday Geométrico Moderno Vermelho Verde neon (1)

RS já contabiliza 88 casos de ferrugem da soja

RS já contabiliza 88 casos de ferrugem da soja

Da Redação Rádio Aruanã FM

No início da safra de soja 2023/24, o Rio Grande do Sul enfrenta um desafio preocupante: a incidência precoce da ferrugem-asiática. De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem, o estado já contabilizou 88 casos da doença, sendo que 96% deles foram registrados antes da fase de enchimento de vagens (estádio de desenvolvimento R5), um cenário atípico se comparado a outras regiões do país.

A pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa soja, alerta que o excesso de chuvas no início da safra atrasou a semeadura das lavouras, colocando-as em diferentes estágios de desenvolvimento em janeiro. Este atraso pode ter contribuído para a incidência precoce da ferrugem-asiática, especialmente em lavouras semeadas mais tardiamente, onde o fungo encontrou condições favoráveis para se proliferar.

Godoy destaca que, mesmo com a aplicação de fungicidas, produtores têm enfrentado desafios no controle da doença, evidenciando falhas no manejo. Ela ressalta a importância da escolha cuidadosa dos fungicidas, considerando que o fungo causador da ferrugem-asiática está desenvolvendo resistência aos principais grupos de fungicidas utilizados.

Diante desse panorama, a Embrapa recomenda a utilização de fungicidas em rotação, incluindo fungicidas multissítios para aumentar a eficiência de controle. Além disso, a orientação é para que o controle químico seja realizado assim que os primeiros sintomas forem observados, mesmo durante o período vegetativo, respeitando um intervalo de aplicação de 14 dias entre as aplicações.



Fonte: AgroLink

Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações