Rio no Pantanal tem aglomeração de arraias em MT

Um cardume de arraias foi visto no Rio Bento Gomes, em Poconé, no Pantanal mato-grossense. O rio está localizado a  entrada do Pantanal mato-grossense e é um dos principais do município. No local, muitos turistas também costumam tomar banho nas águas. As imagens foram feitas na segunda-feira (22).

O soldador Claudenil Lemes da Silva, de 49 anos, explicou que o fluxo de turistas no Rio São Bento foi uma de suas preocupações quando soube que arraias estavam na região. Apesar do risco, a cena deixou Claudenil impressionado com a beleza dos animais.

“Já tinha visto um vídeo delas [das arraias] no Rio São Bento antes, mas fui até lá para ver de perto. Quando cheguei, percebi que eram muitas, mais de 200. É bonito, mas tenso ao mesmo tempo”.

Os animais são conhecidos como “arraia-pintada” e são encontrados em água doce, como é o caso do Rio São Bento. Elas podem chegar a medir 100 centímetros e pesar até 15 kg quando na fase adulta.

Cardume de arraias no Rio São Bento — Foto: Arquivo pessoal

Cardume de arraias no Rio São Bento — Foto: Arquivo pessoal

Na região da cauda, a arraia tem um ferrão venenoso formado por dentina (mesmo material que compõe os dentes dos seres humanos), que pode causar ferimentos quando em contato com a pele.

Em caso de picadas, as vítimas devem procurar atendimento médico.

Por g1 MT
Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações