Da redação | Rede da Notícia
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Max Russi (PSB), apresentou indicação ao plenário propondo a criação de uma unidade da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) em Barra do Garças. A proposição será encaminhada ao governador Mauro Mendes, à Secretaria de Segurança Pública e à Diretoria Geral da Polícia Civil.
Segundo o parlamentear, a implantação da Delegacia seria uma resposta ao crescente desafio representado pela atuação de organizações criminosas na região do Araguaia. “Barra do Garças é um dos principais polos urbanos e econômico do interior de Mato Grosso e localizada em uma área estratégica de fronteira com o estado de Goiás, eixo de circulação de drogas, armas e crimes financeiros”, justificou.
Max Russi ressaltou ainda que Barra do Garças tem registrado um aumento em ocorrências vinculadas ao crime organizado, o que justifica o reforço da estrutura policial investigativa e repressiva. “Essa proposta está em sintonia com avanços pelo Poder Judiciário no município com à aprovação, pela Assembleia Legislativa, da 3ª Vara Criminal, com competência para atuação contra o crime organizado”, disse.
O presidente da AL-MT destacou também que a criação da Draco fortalece a segurança pública regional, viabilizando investigações mais qualificadas e ampliando a capacidade do Estado em reagir com inteligência e eficiência contra organizações criminosas.