Notícias

Lavouras de Água Boa registram ataques de pragas

Publicado em 17 de dezembro de 2021

Trata-se da lagarta falsa medideira, spodoptera e helicoverpa

Lavouras de Água Boa registram ataques de pragas

Foto: Reprodução

A cultura da soja teve os trabalhos de plantio concluídos e agora seguem os tratos culturais para a boa condução das culturas instaladas.

A informação é da Associação dos Agrônomos de Água Boa. O Engenheiro Agrônomo Danilo Viana que acompanha diversas lavouras de produtores do munícipio, informa que na fase vegetativa da maioria das lavouras houve muito ataque de cascudinho.

Isso se estendeu até o fechamento das linhas, e torrãozinho na fase inicial. Nas em fase reprodutiva o problema é o percevejo, e nas variedades não resistentes a lagartas (RR) o ataque de lagartas tem se intensificado.

Trata-se da lagarta falsa medideira, spodoptera e helicoverpa. Danilo ressalta ainda que outro ponto de destaque são as doenças de final de ciclo, como a mancha alvo e antracnose.

Como o ano está sendo de muitas chuvas e tempo fechado este é um fator que favorece muito ao desenvolvimento de doenças fúngicas, devido à umidade e alta temperatura. Os agrônomos pedem muita atenção e especial cuidado nas áreas em que foram feitos plantios recentemente.

Sugerem iniciar as aplicações de fungicidas preventivos na fase vegetativa. Para os produtores que conseguiram iniciar o plantio até os dia 15 a 20 de outubro as colheitas devem ter seu início no final de janeiro e início de fevereiro.

De maneira geral as lavouras de soja estão com desenvolvimento muito bom na região de Água boa, o que traz ótimas perspectivas de produção final. Segundo os agrônomos, uma boa colheita de soja é excelente para os produtores, para o município e toda a população, pois isto gera cada vez mais desenvolvimento e progresso.

Rede da Notícia

Baixe o APP da Rádio 102.1

Agora você pode nos ouvir em qualquer lugar com acesso à internet. Disponibilizamos para você, além do áudio, informações de contato e acesso às nossas páginas na internet.