Documentário sobre a história de Barão de Melgaço será exibido neste sábado na TVCA

Entrevistados destacam fatos e curiosidades sobre o Barão de Melgaço, que foi também historiador e geógrafo e tinha entre seus principais interesses a hidrografia.

 'Barão de Melgaço – O bretão cuiabanizado Augusto Leverger' será exibido neste sábado (19) — Foto: Divulgação

‘Barão de Melgaço – O bretão cuiabanizado Augusto Leverger’ será exibido neste sábado (19) — Foto: Divulgação

 

O documentário ‘Barão de Melgaço – O bretão cuiabanizado Augusto Leverger’ será exibido na TV Centro América neste sábado (19), às 23h55, no Supercine, logo após o programa Altas Horas.

Para a criação do longa-metragem, foram entrevistados historiadores e pesquisadores como João Carlos Vicente Ferreira, Suely da Costa Campos, João Antônio Lucídio, Eduardo Mahon, Elizabeth Madureira, Maria Adenir Peraro e Ernesto de Sena.

Em 93 minutos, os entrevistados destacam fatos e curiosidades sobre o Barão de Melgaço, que foi também historiador e geógrafo e tinha entre seus principais interesses a hidrografia.

O filme, dirigido por Leonardo Sant’Ana, com produção executiva de José Paulo Traven, conta a trajetória do militar franco-brasileiro, Augusto Leverger, destaque na Guerra do Paraguai e presidente da província de Mato Grosso em várias ocasiões.

De acordo com a produção, o trabalho integra cinema e animação, em memória aos 140 anos da morte de Augusto, patrono na Academia de Letras e no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Barão de Melgaço é considerado a figura mais importante da literatura mato-grossense de sua época e aumentou a coleção de prêmios, condecorações e honrarias com o título de ‘Barão de Melgaço’, concedido pelo Imperador Dom Pedro II, em 1865, colocando-o no mesmo patamar do ‘Barão de Rio Branco e de Mauá’.

O filme foi produzido após uma emenda parlamentar destinada em 2017 pelo deputado Alan Kardec, e é uma realização da Associação Mato-grossense de Inclusão Sócio Cultural/ AMISCIM e produção Terra do Sol filmes, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e governo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Por G1 MT
Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações