Banner de anúncio Black Friday Geométrico Moderno Vermelho Verde neon (1)

Comissão debate documento sobre danos dos agrotóxicos na saúde reprodutiva

Avião pulverizando agrotóxico em plantação

Da Redação Rádio Aruanã FM

20/05/2025 – 13:33  

actionsports/DepositPhotos

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promove, nesta quinta-feira (22), audiência pública para discutir o Dossiê Danos dos Agrotóxicos na Saúde Reprodutiva: conhecer e agir em defesa da vida.

O debate atende a pedido do deputado Nilto Tatto (PT-SP) e está marcado para as 10 horas, no plenário 8.

O documento
O Dossiê Danos dos Agrotóxicos na Saúde Reprodutiva foi lançado no final de 2024 pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), e aborda as consequências do uso de agrotóxicos na saúde reprodutiva.

O documento traz estudos que apontam que a exposição aos agrotóxicos provoca alterações hormonais e genéticas em células reprodutoras e nos embriões, com o aumento da infertilidade, do risco de partos prematuros, abortamentos e malformações congênitas, além de neoplasias e distúrbios endócrinos.

“Neste trabalho, buscou-se apresentar um conjunto de denúncias e anúncios importantes para orientar políticas concretas, visando à redução de situações de risco para a saúde reprodutiva em contexto de exposição aos agrotóxicos”, informa Nilto Tatto.

“O dossiê é um marco na luta contra os impactos negativos dos agrotóxicos no Brasil. Ele não apenas expõe os riscos à saúde reprodutiva, mas também fortalece a defesa de um modelo de agricultura mais saudável e sustentável”, diz o deputado.

“Ao trazer evidências científicas e propor ações concretas, o documento serve como um chamado à sociedade, aos governos e às instituições para que priorizem a vida e a saúde coletiva em detrimento de interesses econômicos predatórios”, conclui.

Da Redação – MB



Fonte: Câmara dos Deputados

Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações