Da Redação Rádio Aruanã FM
Em uma partida que foi considerada uma “final antecipada” do Campeonato Brasileiro, o Botafogo saiu vitorioso e recuperou a liderança da competição. Neste sábado, o Fogão encerrou a sequência invicta do Fortaleza ao vencer por 2 a 0 no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela 25ª rodada do Brasileirão.
Com a necessidade de vencer para reassumir a liderança, o Botafogo começou a partida tomando a iniciativa. O Fortaleza, bem organizado, conseguiu segurar o placar até que Igor Jesus brilhou, marcando os dois gols que garantiram a vitória do time carioca.
Primeiro tempo
O técnico Artur Jorge precisou fazer uma substituição logo aos cinco minutos de jogo, quando Cuiabano sentiu um problema muscular na coxa direita e foi substituído por Marçal. O jogo começou truncado, com poucas emoções. O Botafogo, apesar de ter mais posse de bola, encontrava dificuldades para criar chances claras de gol. Aos 14 minutos, após um escanteio cobrado rapidamente, Savarino teve sua finalização bloqueada pela zaga do Fortaleza.
O Fortaleza respondeu aos 20 minutos em um contra-ataque rápido, mas John, goleiro do Botafogo, saiu bem do gol para impedir que Breno Lopes finalizasse. Aos 26 minutos, Luiz Henrique teve uma boa chance para o Botafogo, mas demorou a finalizar e a zaga adversária mandou para escanteio.
Aos 27 minutos, Savarino cruzou para Igor Jesus, que, sozinho na pequena área, cabeceou para fora. Dois minutos depois, Brítez, do Fortaleza, arriscou de fora da área, mas a bola desviou e passou por cima do gol de John. Aos 40 minutos, após cobrança de escanteio, Marlon Freitas finalizou e a bola bateu em Lucas Sasha. O árbitro marcou pênalti, mas o VAR recomendou a revisão do lance, e a penalidade foi anulada. O primeiro tempo terminou sem gols.
Segundo tempo
Logo no primeiro minuto da etapa final, Luiz Henrique driblou dois jogadores e finalizou com categoria, mas errou o alvo. Aos quatro minutos, ele novamente fez boa jogada e chutou da entrada da área, mas João Ricardo defendeu.
Aos 14 minutos, Marçal cruzou para Igor Jesus, que desviou para o fundo da rede, mas o gol foi anulado por impedimento, confirmado pelo VAR. Aos 19 minutos, Artur Jorge fez substituições, colocando Tchê Tchê no lugar de Ponte, enquanto Vojvoda, técnico do Fortaleza, colocou Pikachu e Pedro Augusto em campo.
Aos 26 minutos, o técnico do Botafogo fez uma troca tripla, colocando Danilo Barbosa, Matheus Martins e Tiquinho Soares. Um minuto depois, Igor Jesus foi lançado por Alexander Barboza, dominou na área e chutou cruzado para abrir o placar: 1 a 0 para o Botafogo.
O Fortaleza tentou reagir, mas aos 45 minutos, Igor Jesus foi lançado por Marlon Freitas e tocou na saída do goleiro, ampliando o placar para 2 a 0 e selando a vitória do Botafogo.
Classificação e próximos jogos
Com a vitória, o Botafogo chegou a 50 pontos e reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, dois pontos à frente do Fortaleza, que tem um jogo a menos. A invencibilidade de 12 jogos do Fortaleza, incluindo partidas do Brasileirão e da Copa Sul-Americana, foi quebrada.
Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Corinthians no dia 14 de outubro, sábado, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos. O Campeonato Brasileiro fará uma pausa para a Data Fifa. O Fortaleza, por sua vez, volta a campo no dia 11 de outubro para enfrentar o Internacional, no Beira-Rio, às 19h30 (de Brasília), em jogo atrasado válido pela 19ª rodada do torneio.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2X0 FORTALEZA
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31/08/2024
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Cartão amarelo: Cardona, Hércules, Pedro Augusto e Kervin Andrade (Fortaleza) e Gregore, Bastos, Artur Jorge e Marçal (Botafogo)
Gols: Igor Jesus, aos 27′ e aos 45′ do 2ºT (Botafogo)
BOTAFOGO: John; Mateo Ponte (Tchê Tchê), Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano; Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas e Thiago Almada; Luiz Henrique (Tiquinho Soares), Savarino (Matheus Martins) e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.
FORTALEZA: João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Cardona (Felipe Jonatan) e Bruno Pacheco; Lucas Sasha (Kervin Andrade), Hércules (Pedro Augusto) e Pochettino (Emmanuel Martínez); Moisés (Pikachu), Breno Lopes e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.