Banner de anúncio Black Friday Geométrico Moderno Vermelho Verde neon (1)

Bombeiros fazem campanha para trazer réplica de R$ 400 mil do 1° caminhão usado na corporação em MT

Bombeiros fazem campanha para trazer réplica de R$ 400 mil do 1° caminhão usado na corporação em MT

O coronel contou que o Ford Big Job F-800 tinha capacidade para transportar 4 mil litros de água e contava com bomba acoplada ao motor para pressurizar o líquido a pelo menos 10 metros de distância. Apenas dois ou três bombeiros iam na frente, enquanto o restante seguia na carroceria, muitas vezes expostos ao sol e à chuva.

“Hoje, os modelos seguem a mesma estrutura, mas com tecnologia avançada, podendo alcançar até 109 metros de altura com plataformas modernas. A principal diferença é o conforto. Hoje os bombeiros vão protegidos dentro da cabine”, disse.

Resgate da memória

De acordo com Paulo, o caminhão foi arrematado em apenas 48 horas em um leilão da prefeitura de Shawnee, no Kansas, com apoio de mais de 50 pessoas e empresas. Agora, a campanha busca recursos para pagar impostos, transporte do veículo do porto de Jacksonville (EUA) até Cuiabá e a construção de um espaço temporário de memória até que o Centro definitivo fique pronto.

“Avisei os colegas da instituição e parceiros sobre o leilão, juntamos e enviaram o dinheiro para mim na época e arrematei p veículo pelo meu CPF. O passo agora é a importação e contrução de uma estrutura para ela”, relatou.

O grupo informou que não solicitou apoio a órgãos públicos, porque não consegue repassar despesas vinculadas ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para o estado. Já a Funabom não conseguiu captar recursos pelo banco de projetos do Ministério Público, uma vez que ainda não completou três anos de existência.

Para o coronel, trazer o veículo representa preservar a história da corporação e materializar aquilo que deu origem ao Corpo de Bombeiros.

“Um povo sem história é um povo sem memória. Queremos que as futuras gerações conheçam nossas raízes. A campanha tem objetivo permitir que toda a sociedade cuiabana faça parte do resgate da história”, afirmou.

*Sob supervisão de Kessillen Lopes

Fonte: RDN

Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações