Banner de anúncio Black Friday Geométrico Moderno Vermelho Verde neon (1)

Alerta: Gripe aviária confirmada em Rio Pardo/RS

Da Redação Rádio Aruanã FM

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) emitiu um comunicado neste domingo, dia 11 de fevereiro, confirmando a detecção de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em duas aves silvestres encontradas em um açude no município de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul.

O vírus foi identificado na espécie caraúna (Plegadis chihi, “maçarico”), após amostras terem sido enviadas para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas (LFDA-SP), uma unidade referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA). Esta é a sexta ocorrência de gripe aviária registrada no Rio Grande do Sul, afetando aves silvestres e mamíferos aquáticos, como leões-marinhos e lobos-marinhos.

Apesar da confirmação do foco da doença, a Seapi esclarece que o status sanitário do Estado e do país permanece inalterado, e não há impacto no comércio de produtos avícolas, nem risco no consumo de carne e ovos, uma vez que a doença não é transmitida dessa forma.

Segundo Rosane Collares, diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), equipes da Secretaria da Agricultura estão em ação para monitorar ativamente um raio de cinco quilômetros a partir do foco detectado, com o objetivo de evitar a disseminação da doença. Além disso, estão sendo oferecidas orientações aos criadores para que mantenham medidas de biossegurança em suas propriedades, incluindo a restrição da circulação de aves e o impedimento do convívio entre aves silvestres e domésticas.

A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves, mamíferos e até humanos. Casos suspeitos devem ser notificados imediatamente à Seapi através da Inspetoria de Defesa Agropecuária do município, do Whatsapp (51) 98445-2033 ou do e-mail [email protected].

 



Fonte: AgroLink

Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações