Notícias

Vereadores aprovam projeto de Lei que reajusta salário dos Agentes Comunitários de Saúde

Publicado em 22 de junho de 2022


Da Redação c/ Assessoria

Os vereadores de Barra do Garças aprovaram, durante sessão ordinária desta segunda-feira (20), o Projeto de Lei nº 77, de autoria do executivo, que dispõe sobre o vencimento básico de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes de Combate às Endemias, que não será inferior a dois salários mínimos.

Deste modo, aqueles que estiverem efetivamente no desempenho de suas atividades com ligação com o SUS, terão reajuste salarial.

O cumprimento fica condicionado ao repasse por parte da União dos termos, ficando o município autorizado a antecipar o reajuste com os recursos do município. Tais recursos repassados para este fim não serão objeto de inclusão para fins do cálculo de despesas com o pessoal. Houve manifestações comemorativas da plateia presente e também a Câmara Municipal se regozija de tal decisão em favor desses profissionais tão imprescindíveis para a cidade de Barra do Garças.

Na ocasião, o vereador Gabriel Pereira – Zé Gota (PSDB) parabenizou o poder executivo por acatar o reajuste aos salários dos agentes.

A sessão ordinária contou com a participação da população no plenário, em especial servidores públicos da saúde. O presidente da Câmara, vereador Pedro Filho (PSD), participou de maneira remota, por videoconferência.

No plenário, o vereador Hadeilton Tanner Araújo – Guinha (PSD) parabenizou o trabalho do professor Sivirino (PSD), atual vice-prefeito da cidade, que tem realizado uma ação junto ao time de atletismo de Barra do Garças em campeonatos, como os que ocorreram no último final de semana.

No último domingo (19), dois atletas barra-garcenses ocuparam o pódio da Corrida dos Reis, que contou com a participação de 15 mil atletas, entre estrangeiros e brasileiros. Além disso, a equipe coordenada por Sivirino conquistou o 5º lugar na prova feminina com a atleta Franciely Marcondes e na masculina com Peterson Ribeiro também em 5º lugar.

Neste mesmo final de semana aconteceu o campeonato estadual de atletismo em Cuiabá e a equipe do professor Sivirino conquistou 9 medalhas de ouro, 4 de prata e três de bronze.

A Câmara Municipal é apoiadora do projeto, uma vez que recentemente aprovou projeto de Lei que encaminha ajuda de custo para o setor em parceria com a prefeitura, e por isso, o vereador Guinha fez questão de dar destaque ao resultado do investimento de esforços do município e do Professor Sivirino.

Em seguida, o vereador Wanderli Vilela – Secreta Bike (PSB) mencionou algumas de suas reuniões que tem realizado em Brasília junto ao senador Wellington Fagundes (PL) e afirmou a necessidade da criação de uma nova ciclovia e de mais passarelas em Barra do Garças.

Destacou ainda o repasse realizado pelo senador no valor de R$ 1.500.000,00 para Barra do Garças e agradeceu seu apoio. Além disso, também destacou a reunião realizada com o deputado Carlos Bezerra (MDB), que se comprometeu com o município com o repasse de R$ 500.000,00 para a construção de uma pista de motocross, de bicicross, veloterra e aeromodelismo, para oferecer à cidade esses espaços de prática de esportes. O valor prometido já foi encaminhado à prefeitura.

Já o vereador Jaime Rodrigues (MDB), além de agradecer aos profissionais de saúde pelos serviços prestados à toda sociedade barra-garcense, também realizou uma indicação de Projeto Parlamentar para a construção de um viaduto ligando o bairro Vila Maria ao bairro Palmares, uma vez que ambos têm fluxo intenso de pedestres e uma rodovia separando os bairros. Além disso, trouxe algumas solicitações de populares do bairro Vila Maria, que solicitam a abertura de ruas que dão acesso ao rio Garças.

O vereador Jairo Gehm (PRTB) chamou atenção para o estado de sujeira em que se encontra a cidade de Barra do Garças no momento e criticou a empresa Clean Master Ambiental, que cuida da coleta de lixo e da limpeza das ruas.


Baixe o APP da Rádio 102.1

Agora você pode nos ouvir em qualquer lugar com acesso à internet. Disponibilizamos para você, além do áudio, informações de contato e acesso às nossas páginas na internet.