Criminosos ligam ou mandam mensagens como se fossem de centrais de atendimento de bancos e financiadores.
Como forma de prevenção a polícia orienta aos cidadãos não finalizar qualquer negócio movido por impulso, e entrar em contato com o seu gerente bancário ou corretor responsável pelo financiamento, a fim de confirmar se a proposta recebida é real.
É importante também observar os dados do beneficiário dos pagamentos, analisando se os dados contidos nos boletos podem ser diferentes do real beneficiário, de modo que antes de confirmar o pagamento via aplicativo bancário, os dados sejam confirmados.
A instituição policial destaca que possue meios rápidos para denúncias, caso algum contato semelhante seja feito.
O cidadão pode ligar gratuitamente de qualquer telefone para o Disque denúncia 197, ou registrar a ocorrência através da delegacia virtual, acessando o site https://portal.sesp.mt.gov.br/delegacia-web/pages/home.seam.
A polícia civil ainda disponibiliza canais via rede social: https://instagram.com/policiacivil_mt e https://instagram.com/drci_pcmt.