1ª Olimpíada Cultural Xavante tem encerramento marcante no Dia dos Povos Indígenas

Com a presença de autoridades e atletas renomados, evento teve mostra de artesanato, danças e diversas modalidades esportivas

Foto por: Jessé Santos / SECOM-BG

Na última quarta-feira (19), a aldeia Xavante São Marcos foi palco do maior evento cultural e esportivo da história da região. A primeira edição da Olimpíada Cultural Xavante reuniu mais de 5 comunidades da terra indígena São Marcos em atividades culturais diversas como mostra de artesanato, danças típicas, concurso de pinturas, além de modalidades esportivas como futebol, corrida com tora e tiro com arco e flecha.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Barra do Garças em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso e o seu encerramento foi prestigiado por autoridades municipais, como o prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, acompanhado da primeira-dama Leila Batista, do vice-prefeito Sivirino Santos e da equipe de governo. Os vereadores Guinha e Jairo Marques também marcaram presença, representando a Câmara dos vereadores.

Para o prefeito Dr. Adilson Gonçalves o evento marca uma nova etapa de valorização dos povos indígenas do município. “Nós queremos dar visibilidade aos povos Xavantes e mostrar para nossa cidade e pro mundo a importância e a contribuição deles na formação da nossa cultura e na história de Barra do Garças e região”, disse o mandatário.

Estiveram presentes no encerramento do evento os ex-maratonistas e campeões olímpicos Vanderlei Cordeiro e Ronaldo Costa, que entregaram medalhas aos ganhadores das competições de corrida. “São atletas que podem evoluir como o Manuel, que já está fazendo história e abrindo o caminho para outros corredores indígenas”, disse o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro, citando Manuel Tsiwario, o atleta indígena Xavante  de 16 anos, que ganhou medalha de ouro na categoria sub-18 no campeonato Pan Americano e Sul Americano de Cross Country.

A Olimpíada Cultural Xavante durou 10 dias e as equipes ganhadoras receberam premiação em dinheiro. A arbitragem e a cerimônia de premiação dos jogos também contou com a participação de indígenas, facilitando a comunicação durante os jogos e possibilitando o protagonismo Xavante tanto na prática esportiva quanto na organização do evento.

Jessé Santos / SECOM-BG
Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações