Notícias

Secretaria de Saúde de Pontal do Araguaia esclarece sobre vacinação de pessoas sem comorbidades

Publicado em 17 de junho de 2021

Pontalenses questionam a pasta sobre início da vacinação da população em geral, a qual já acontece nas cidades vizinhas a Pontal do Araguaia.

Foto: Pedro Ribas

image

A Secretaria Municipal de Saúde de Pontal do Araguaia, divulgou nesta quinta-feira (17) uma nota esclarecendo o motivo da não abertura a vacinação contra a Covid-19 na população em geral sem comorbidades.

De acordo com a pasta, ainda há grupos prioritários conforme Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação a serem contemplamos com a primeira dose do imunizante.

Atualmente, o município realiza as etapas de imunização das pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades; 18 anos ou mais de Pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC; Gestantes ou puérperas com indicação médica; Trabalhadores da educação remanescentes de nível médio e início previsto do nível superior nesta quinta (17).

Além disso, a equipe da Secretaria de Saúde afirma que não há doses disponíveis remanescentes para que as pessoas sem comorbidades sejam vacinadas no momento.

Veja abaixo a nota na íntegra:

Nota Informativa

A Secretaria Municipal de Saúde de Pontal do Araguaia vem através do presente esclarecer após alguns questionamentos em relação à não abertura até o momento de imunização contra COVID-19 para a população geral sem comorbidades.

1- REFERENTE AOS GRUPOS ATUAIS DE IMUNIZAÇÃO.

Esclarecemos que a atual fase de imunização que o município se encontra é da população
* 18 anos ou mais com comorbidades;
* 18 anos ou mais de Pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC;
* Gestantes ou puérperas com indicação médica;
* Trabalhadores da educação remanescentes de nível médio e iniciando nível superior no dia 17 de junho.

2- REFERENTE À NÃO IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID-19 PARA A POPULAÇÃO GERAL SEM COMORBIDADES.

Esclarecemos que ainda há grupos prioritários conforme Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra COVID-19 a serem contemplamos com a primeira dose, respeitando Resoluções de CIB (Comissão Intergestores Bipartite), onde as doses já vêm para o município direcionadas aos respectivos grupos prioritários e com o quantitativo específico de doses.
Desta feita, não há doses disponíveis remanescentes para que a População Geral sem comorbidades seja imunizada até o presente momento.

Entendemos toda a seriedade do momento que estamos enfrentando e sabemos da importância de imunização para toda a população, na expectativa de que seremos contemplados com um quantitativo maior de doses para que assim possamos vacinar toda a população de nosso município.

Pedimos compreensão de toda população neste momento e solicitamos que continuem respeitando todas as medidas sanitárias de proteção, como distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e que evitem aglomerações.

Por Semana 7

Baixe o APP da Rádio 93

Agora você pode nos ouvir em qualquer lugar com acesso à internet. Disponibilizamos para você, além do áudio, informações de contato e acesso às nossas páginas na internet.