Banner de anúncio Black Friday Geométrico Moderno Vermelho Verde neon (1)

Projeto inclui dois produtos para tratamento da obesidade no SUS

Deputado Damião Feliciano fala ao microfone

Da Redação Rádio Aruanã FM

17/09/2024 – 09:04  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Damião Feliciano, o autor da proposta

O Projeto de Lei 2264/24 exige a oferta de liraglutida e semaglutida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a inclusão na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

“Esses dois medicamentos são reconhecidos mundialmente como eficazes no tratamento da obesidade, mas o preço é uma barreira ao uso pela população mais carente”, disse o autor da proposta, deputado Damião Feliciano (União-PB).

O parlamentar lembrou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da liraglutida em 2022, com o nome comercial Saxenda. Já a semaglutida está registrada com os nomes Ozempic (2022) e Wegovy (2023).

Segundo a Anvisa, a liraglutida auxilia no controle crônico de peso em associação a uma dieta baixa em calorias e ao aumento de exercícios físicos. A semaglutida, por sua vez, é mais uma opção para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para se tornar lei, é preciso ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

 

 

Da Reportagem/RM
Edição – Natalia Doederlein



Fonte: Câmara dos Deputados

Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações