Reprodução/facebook
O Vale do Araguaia pode eleger a primeira deputada estadual no próximo ano após o Senado ter aprovado o projeto de lei, na última quarta-feira (15), que determina porcentagem mínima de 30% a participação de mulheres na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores. O projeto foi apresentado pelo senador Ângelo Coronel (PSD-BA), teve relatoria do senador Carlos Fávaro (PSD) e recebeu apoio do senador Wellington Fagundes (PL).
Atualmente, a deputada Janaina Riva (MDB) é a única mulher no parlamento estadual mato-grossense, a qual comemorou a aprovação do projeto.
A garantia de maior participação feminina na política voltou a impulsionar o nome de Janailza Taveira (SD), prefeita de São Félix do Araguaia, nos bastidores políticos da região. Gestora atuante no Norte Araguaia, a advogada vem sendo cotada como possível candidata a deputada estadual nos últimos meses.
Em seu segundo mandato, Janailza conquistou a reeleição em seu município com 47,53% dos votos (2.540 votos), em 2020 e tem se destacado não só em São Félix do Araguaia, mas em toda a região, graças ao desempenho que tem alcançado como gestora.
Conhecedora dos problemas regionais, com boa articulação e forte liderança política, o nome de Janailza surge em meio a forte onda de regionalismo que visa eleger mais deputados estaduais.
Há mais de uma década existe um movimento de conscientização para levar ao Parlamento Estadual representantes do Araguaia. Em 2014, esse movimento foi intensificado e resultou na eleição do médico e ex-vereador por Água Boa José Eugênio de Paiva – Dr. Eugênio (PSB), em 2018, com mais de 13 mil votos.
Apesar das especulações, Janailza teria afirmado que não cogita abrir mão dos anos restantes de mandato no Executivo Municipal para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, mas não descarta o projeto após a conclusão de sua gestão.
Segundo rumores, a prefeita de São Felix do Araguaia prefere continuar assistindo o progresso chegando a passos largos em todo seu município, com a pavimentação asfáltica da ‘estrada do Guardanapo’ interligando o distrito de Espigão do Leste com Canabrava do Norte, além de ver um dos seus principais sonhos ser realizado, que é a pavimentação de toda a BR-158, ligando todo o Vale do Araguaia com o resto do país.