Indígenas Xavante concluem curso de manutenção básica e operação de tratores

image

Indígenas Xavante das Terras Indígenas Parabubure e São Marcos (MT) concluíram o curso de manutenção básica e operação de tratores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Mato Grosso (Senar-MT). A iniciativa contou com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e foi articulada pela Coordenação Regional (CR) Xavante, unidade descentralizada da fundação em Barra do Garças.

O curso teve início em 27 de setembro e terminou no último dia 1º de outubro. A etapa teórica foi realizada na Sede da CR Xavante e a parte prática em um espaço providenciado pelo próprio Senar, utilizando um trator pertencente ao patrimônio da Funai. Além do auditório e maquinário, a fundação também prestou apoio logístico aos indígenas participantes do curso.

Ao todo, serão beneficiadas cerca de 4 mil indígenas, distribuídas em mais de 100 aldeias. A população Xavante apresenta grande demanda por utilização de tecnologias que facilitem o trabalho em suas roças comunitárias, em especial aquelas que possibilitem maior agilidade no preparo do terreno. Nesse sentido, o curso de Manutenção e Operação de Tratores contribui para a operação segura e eficiente do maquinário, proporcionando maior capacidade de produção de alimentos e, consequentemente, o aumento da segurança alimentar.

A previsão é de que, em dezembro, seja formada outra turma de tratoristas, bem como seja realizado um curso de manutenção e operação básica de motosserras, a ser ministrado na aldeia Nossa Senhora de Fátima, na Terra Indígena São Marcos (MT).

Da assessoria
Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações