Última atualização foi feita no dia 9 deste mês. No site do Ministério da Saúde consta que 984 mil pessoas não tomaram nenhuma dose dos imunizantes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/D/d/n2znJIQcGcUTBSTmxWpg/clas0014.jpg)
Mato Grosso tem cerca de 984 mil pessoas que não tomaram nenhuma dose das vacinas contra a Covid-19 — Foto: Christiano Antonucci/Ascom
Os dados da vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso não são atualizados desde a invasão dos hackers no site do Ministério da Saúde, no dia 9 deste mês. O grupo assumiu o ataque e disse que 50 TB de dados internos foram ‘copiados e excluídos’.
O Ministério da Saúde informou no dia 12 que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, e que os dados foram recuperados, mas o levantamento ainda não foi atualizado no site do órgão.
Com base nos últimos dados divulgados, Mato Grosso tem cerca de 984 mil pessoas que não tomaram nenhuma dose das vacinas contra a Covid-19 disponíveis no estado. Além disso, 1,4 milhão pessoas não completaram o esquema vacinal com as duas doses.
Conforme o Ministério da Saúde no dia 9 deste mês, 71,25% da população do estado estava imunizada com, pelo menos, uma dose da vacina. O número representa pouco mais de 2,5 milhões de pessoas.
Já o número de pacientes imunizados com as duas doses ou dose única representa 57,81% da população, 2,062 milhões.
De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2020, Mato Grosso tem 3.526.220 de habitantes.
Até agora, o Ministério da Saúde encaminhou cerca de 5,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para o estado. Esses imunizantes são encaminhados aos 141 municípios e cada prefeitura é responsável pela campanha de imunização na cidade.
Incentivo
Para tentar acelerar a vacinação no estado, o governo lançou o programa ‘Imuniza Mais MT’ para premiar os municípios que mais vacinaram contra a Covid-19 e Influenza.
Em novembro, os municípios vencedores do prêmio receberam de R$ 40 mil a R$ 300 mil, dependendo do número de habitantes.
Foram seis categorias. Uma delas de municípios com até 5 mil habitantes, da qual saíram vencedores os municípios de Planalto da Serra, Nova Brasilândia e Torixoréu.
Em Planalto da Serra, mais de 84% da população está 100% imunizada, com a primeira e segunda dose. Além disso, todas as doses recebidas já foram aplicadas.
Entre os municípios com população entre 5 e 10 mil habitantes, Cocalinho é o que mais vacinou. Cerca de 80% já está vacinada.
Na categoria de municípios com mais de 60 mil habitantes, dois da região sul foram premiados: Rondonópolis e Primavera do Leste, que ficaram em 1º e 3º lugar, respectivamente. Em segundo, ficou Lucas do Rio Verde.
A maioria das cidades que levaram a premiação vacinou mais de 90% da população com doses da Covid-19 e de Influenza.