Notícias

Confresa celebra 43 anos de fundação se consolida como Polo de Desenvolvimento do Norte Araguaia

Publicado em 30 de julho de 2021

Ano de fundação foi registrado em 1978

Agência da Notícia com Reprodução

Confresa começando a se tornar uma cidade (Crédito: Agência da Notícia com Reprodução)

Confresa começando a se tornar uma cidade

O dia 29 de julho é marcado em Confresa pelo dia da fundação da cidade, conforme a Lei Municipal 433/2010. Há 43 anos os primeiros pioneiros chegaram no território para iniciarem os trabalhos nas terras.

O feriado municipal se dá em comemoração pela chegada dos primeiros colonizadores no núcleo de povoação que originou a cidade em que vivemos hoje: antes chamada de Vila Tapiraguaia, em fusão dos nomes dos rios Tapirapé e Araguaia, o município veio a se chamar Confresa, em outra junção: nomes das fazendas que existiam quando os pioneiros chegaram: Codebra, Frenova e Sapeva.

O Prefeito de Confresa – o Dr. Ronio Condão – exprimiu sua felicidade em acompanhar mais um ano de história do município: “nossa cidade é muito nova, e é incrível acompanhar os relatos dos pioneiros daqui, e comparar com a cidade que temos hoje. Temos muito a trabalhar ainda, mas quem chegou no início hoje é grato pela estrutura que a cidade oferece – seja na saúde, na educação ou até mesmo no comércio. Estou feliz de estar comemorando com toda a população mais um ano de história, e espero acompanhar de perto muitos outros que ainda estão por vir”.

Em 17 de abril de 1990, pela Lei Estadual nº 5.908, foi criado o distrito de Confresa. O município foi criado pela Lei nº 5.908, de 20 de dezembro de 1991.

Nesta quinta-feira (29), foi transmitida uma live em comemoração ao aniversário da cidade, na oportunidade foram apresentados vários depoimentos de pioneiros do município, além de haver o sorteio de um notebook.

Por Agência da Notícia

Baixe o APP da Rádio 102.1

Agora você pode nos ouvir em qualquer lugar com acesso à internet. Disponibilizamos para você, além do áudio, informações de contato e acesso às nossas páginas na internet.