Da Redação

Município que sempre foi referência no turismo com as conhecidas praias, cachoeiras e o Parque Estadual da Serra azul que atraem turistas e movimentam a economia, sendo esse um ramo já consolidado da economia, hoje demonstra grande potencial no cenário rural.
Barra do Garças atualmente desponta na pecuária sendo a maior da microrregião em rebanho bovino, superando o número de 430 mil cabeças de gado em 2019, segundo dados do INDEA- MT (Instituto de defesa Agropecuária).
Além disso a cidade segue a tendência das gigantes do agronegócio em Mato Grosso, como Sorriso, Campo Verde, Sapezal e Campo Novo do Parecis que lideraram o ranking estadual em produção agrícola no ultimo senso do IBGE em 2018 e atualmente tem uma área de 29 mil hectares destinada a plantio de grãos também segundo o INDEA- MT.
Esse cenário é atrativo para o investimento de empresas do setor agropecuário, um exemplo disso é a empresa mineira Prodap, a mais recente a investir em Barra do Garças. O grupo que é um dos maiores em tecnologias de nutrição, planejamento e gestão em pecuária investiu cerca de 13 milhões de reais para a implantação de uma fábrica de rações na cidade.
Esse investimento resulta na ampliação do mercado de trabalho, a empresa já iniciou suas atividades com 15 novos empregos diretos e 60 indiretos, a projeção é que com o aumento da produção nos próximos meses o número suba para 200 novos empregos direto e indiretos.