De acordo com o Bacen, a iniciativa é parte dos trabalhos para a futura emissão de uma moeda digital nacional
Com o objetivo de debater junto à sociedade as diretrizes gerais do real digital , o Banco Central (Bacen) irá promover uma série de webinars a partir de julho . De acordo com o Bacen, a iniciativa é parte dos trabalhos para a futura emissão de uma moeda digital nacional .
A série chamada “O Real Digital” será realizada entre os meses de julho e novembro. Entre outros assuntos, serão discutidos possíveis casos de uso que possam se beneficiar da emissão de uma moeda digital de banco central, ou CBDC. Além disso, o Bacen pretende explorar as tecnologias mais adequadas para a implementação do real digital.
Conforme informou o Bacen, a série será composta por sete encontros virtuais que ocorrerão ao longo do segundo semestre:
Programação da série “O Real Digital”
De acordo com o cronograma, o primeiro evento está marcado para 29 de julho e ocorrerá das 11h às 23h30. Neste webinar de abertura, chamado “Potenciais do Real em formato digital”, será apresentada uma visão global sobre CBDCs .
Os palestrantes também abordarão, em uma mesa redonda, os pontos de interesse geral sobre a emissão do real digital.
Participarão deste webinar o professor do MIT, Robert Townsend, o professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), Eduardo Diniz, e o Country Manager da R3, Keiji Sakai.
Em agosto, ocorrerá o segundo webinar que tratará do tema: Cidadania, Segurança de dados, sigilo e rastreabilidade.
Na ocasião, será discutida a melhor forma de implementação que garanta os direitos à privacidade e à segurança de dados.
Você viu?
Em setembro, haverá dois webinars. O primeira irá debater as operações offline da moeda digital brasileira. Já o segundo evento vai abordar os contratos inteligentes, Internet das Coisas e dinheiro programável.
No mês seguinte, a emissão e a movimentação da CBDC serão os temas centrais das discussões. Mais precisamente, os palestrantes vão apresentar as estratégias de criação, distribuição, custódia e destruição do real digital.
Por fim, no mês de novembro, também serão realizados dois encontros virtuais. Um deles vai debater os requisitos e estratégias necessárias ao desenvolvimento de um real digital que permita sua integração a sistemas de pagamento internacionais.
Já no último encontro, as alternativas tecnológicas e os modelos existentes serão a pauta principal. O webinar vai avaliar a interoperabilidade do real digital com sistemas existentes e a segurança e resiliência a ataques cibernéticos.