Notícias

Proposta que torna baías do Pantanal em unidades de conservação recebe parecer contrário e Allan promete embate no plenário

Publicado em 23 de junho de 2021

 

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Baía de ChacororéBaía de Chacororé

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) deu parecer contrário à criação de uma área de proteção ambiental (APA) das baías Chacororé e Siá Mariana, no Pantanal em Mato Grosso. O voto do relator, deputado Doutor Eugênio (PSB), foi seguido pelos colegas, porém o autor da pauta, deputado Allan Kardec (PDT), está disposto a ir para o embate no plenário para tentar derrubar o parecer e aprovar a pauta.

A votação deve ocorrer nesta quarta-feira (23), durante sessão plenária ordinária da Assembleia Legislativa. À imprensa, o deputado Allan disse que apesar de ter recebido voto contrário na Comissão, essa é uma pauta de extrema importância e por isso será necessário uma ampla discussão para aprovação do projeto.

“Esse projeto torna as duas baías unidades de conservação, onde elas poderão receber recursos e todo ano esse trabalho de desobstrução e também de peixamento, tudo voltado par a questão ambiental. A expectativa é de que está vindo uma seca grande e a gente tem muito medo de acontecer novamente a seca das baías. Por isso precisamos cuidar agora, antes que o problema aconteça”, explicou.

As baías de Chacororé e Siá Mariana foram notícias neste ano devido a forte seca que atingiu a região e esgotou a abundante água que outrora alimentava as baías e batizava a região histórica de Mar de Xaraés, tamanho o volume de água que acumulava na região.

“Dessa forma, com a aprovação deste PL esperamos sanar boa parte dos problemas que atingem e degradam as baías do nosso pantanal mato-grossense, com uma política permanente de preservação”, finalizou o deputado Allan Kardec.

Por Max Aguiar, Olhar Direto

Baixe o APP da Rádio 102.1

Agora você pode nos ouvir em qualquer lugar com acesso à internet. Disponibilizamos para você, além do áudio, informações de contato e acesso às nossas páginas na internet.