Prefeitura perde quase meio milhão em suposto golpe na internet

A Prefeitura de Rondonópolis registrou um boletim de ocorrência após perder R$ 463,7 mil em transferências não reconhecidas

Divulgação

image

A Prefeitura de Rondonópolis (212 km ao sul) perdeu R$ 463,7 mil de contas de recursos federais após uma servidora atualizar os dados bancários por meio de um link de internet bank enviado por uma suposta funcionária da Caixa Econômica Federal. Ao todo, foram feitas diversas transferências eletrônicas para oito contas diferentes.

De acordo com as informações da Polícia Civil, a servidora da prefeitura, identificada como Emilly Karoline Freitas, atendeu o telefonema da suposta funcionária do banco, identificada apenas como Ana Maria, no dia 24 de fevereiro, afirmando que precisava atualizar os dados de segurança das contas.

O secretário de Finanças do município, Rodrigo Silveira Lopes, orientou Emilly para que não passasse nenhuma senha para a suspeita, porém a servidora recebeu um link da internet bank da Caixa Econômica para que ela concluísse a atualização.

No dia 7 de março, o assistente de varejo Dário José Marciel entrou em contato com a secretaria de Finanças para saber se a transferência do dia 5 havia dado certo. Emilly foi checar a conta e descobriu as transferências.

Ela registrou um boletim de ocorrência no dia 8 de março.

O caso deve ser investigado.

OUTRO LADO

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Finanças informou ao HNT que está tomando todas as providências cabíveis para evitar que situações como essa voltem a ocorrer.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Finanças informa que, assim que soube da ocorrência contestou a transação junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Feito isso, foi realizado boletim de ocorrência na Polícia Civil. “Tomamos todas as providências cabíveis para que nenhum caso como esse ocorra novamente. Uma delas foi a troca das senhas de acesso de todos os usuários do sistema de finanças da Prefeitura”, comentou o secretário Rodrigo Silveira Lopes.

THAÍS FÁVARO, HIPERNOTÍCIAS
Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações