Notícias

Polícia Federal incinera mais de 840 kg de cloridrato de cocaína em Barra do Garças;

Publicado em 24 de junho de 2021

Os trabalhos contaram com apoio da Vigilância Sanitária Municipal, que atuou na fiscalização do processo de queima dos entorpecentes.

A Polícia Federal (PF) incinerou 842, 418 quilos de cloridrato de cocaína na manhã desta quinta-feira (24), em Barra do Garças. A ação foi realizada em alusão à 23ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo a PF, os entorpecentes incinerados são resultado de apreensões realizadas no Vale do Araguaia e região por meio de diversas operações policiais deflagradas em Barra do Garças.

Os trabalhos contaram com apoio da Vigilância Sanitária Municipal, que atuou na fiscalização do processo de queima dos entorpecentes, conforme determinado por lei.

Ainda de acordo com a PF, diante do crescimento de apreensões e sequestro de bens oriundos de atividades ilícitas e consequente descapitalização de criminosos, prisão de transportadores, financiadores e líderes de organizações criminosas dedicadas ao tráfico de drogas, a data escolhida para incineração tem como marco a semana que antecede o dia estabelecido pela Organização das Nações Unidas como Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.

A data de 26 de junho foi referenciada pela ONU com o propósito de conscientizar a população global sobre essa temática, enfatizando a necessidade de combater os inúmeros problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e o tráfico de drogas.

“No que tange à incineração de drogas trata-se de um ato legal de polícia judiciária, instituído pela Lei 11.343/06, mas também e, sobretudo, um ato simbólico que encerra um árduo trabalho desenvolvido por todas as polícias em nossa região e que tem como missão primária prover a segurança de nossa sociedade”, disse o delegado da Polícia Federal Chefe em Barra do Garças.

O delegado destacou ainda o número de apreensões realizadas pela equipe do município neste ano. “Apenas no ano de 2021 a Polícia Federal em Barra do Garças realizou inúmeros flagrantes de tráfico de drogas nas mais diversas localidades do país atuando conjuntamente com todas as forças policiais em trabalho integrado, logrando êxito na apreensão de 14.289 kg maconha de 909,918 kg cocaína e 7kg de skunk. Mas o mais importante é que as ações policiais não se encerram nos flagrantes realizados. Ao contrário, é apenas o início de um longo trabalho de investigação que, ao final, permite a prisão de líderes dessas organizações criminosas e descapitalização do patrimônio obtido ilicitamente com o tráfico de drogas e lavagem de capitais, conforme diretrizes nacionais da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, materializando a estratégia institucional do órgão”, explicou.

Por Semana 7 com informações da Assessoria

Baixe o APP da Rádio 102.1

Agora você pode nos ouvir em qualquer lugar com acesso à internet. Disponibilizamos para você, além do áudio, informações de contato e acesso às nossas páginas na internet.