MT pode desobrigar uso de máscaras em dezembro

Secretário reforça que avanço da vacinação é responsável pela redução no número de novos casos e mortes por covid-19

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que deverá reavaliar em dezembro a flexibilização da exigência de uso de máscaras em todo o estado de Mato Grosso. Gilberto lembrou que os números de mortes e novos casos de covid estão em queda sustentada há alguns meses, o que já permite vislumbrar um retorno à normalidade.

Apesar de ainda não ter anunciado uma medida neste sentido, o secretário destacou que que os gestores municipais têm autonomia para decidir sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras e outras medidas restritivas.

“Eu acho que será possível em dezembro fazermos uma avaliação em âmbito estadual. No Comitê de Operações de Emergência, esse assunto também está sendo tratado e eu torço para que seja possível. Que nós tenhamos uma grande cobertura vacinal no Estado e que o número de casos continue caindo de forma substancial, tal qual o número de óbitos”, disse.

Em conversa com jornalistas, Gilberto afirmou que o avanço da vacinação é responsável pela redução dos casos de covid no Estado. Até o momento, pouco mais de 56,4% da população mato-grossense já recebeu as duas doses da vacina contra a covid-19 e as maiores cidades do estado já ostentam mais de 70% da população vacinável com o esquema vacinal completo.

No total, Mato Grosso já aplicou 4,1 milhões de doses, sendo 2,4 milhões referentes à primeira dose e 1,6 milhão referente à segunda dose.

“Não tem nenhuma evidência, senão a cobertura vacinal que aponta para a queda substancial no número de casos e também no número de óbitos e internações. As internações que são realizadas, na sua grande maioria, é de pacientes não vacinados e dos casos que chegam à situação mais grave ou a óbito são daqueles que, infelizmente, não tomaram a vacina”, completou.

Até a última segunda-feira (8), o Estado já havia registrado 548,7 mil casos de covid e 13,9 mil óbitos. Nas últimas 24 horas, 6 mortes por covid foram registradas, mas em dias anteriores esse número tem sido menor. Durante o final de semana, por exemplo, nenhuma morte por covid-19 foi registrada em todo o território estadual.

Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações