MPF abre inquérito para investigar destruição de aldeia Sõrepré no Vale do Araguaia

MPF vai investigar destruição de aldeia indígena em MT — Foto: Christiano Antonucci Secom-MT

MPF vai investigar destruição de aldeia indígena em MT — Foto: Christiano Antonucci Secom-MT

Um inquérito civil foi aberto pelo Ministério Público Federal (MPF) para investigar como se deu a destruição da Aldeia Ancestral Xavante Sõrepré, na região nordeste de Mato Grosso, próximo à Serra do Roncador.

O local era considerado como centro histórico mais antigo do território A’uwe e será afetado pela construção da BR-080, que liga Brasília (DF) ao município de Ribeirão Cascalheira (MT), a 893 km de Cuiabá. A obra também está sendo investigada pelo MPF.

Sõrepré significa “pedra vermelha” em referência à Serra do Roncador. No inquérito consta que a aldeia, conforme os estudos, era composta por um conjunto de aldeias-satélite e assentamentos temporários menores “de onde e para onde iam e vinham subgrupos em constante movimentos geográficos”.

A aldeia é considerada a aldeia mãe do território Xavante. Especialistas estão sendo convidados pelo MPF para contribuir com as investigações pelo site.

Um inquérito aberto no MPF, também apura a desconsideração de local sagrado, berço da cultura do Povo Xavante, nos estudos ambientais e antropológicos realizados no interesse da rodovia.

Por g1 MT
Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações