Notícias

Morre Nilo Neves, ex-técnico do Barra do Garças FC

Publicado em 24 de junho de 2022

Nilo revelou Rogério Ceni quando era técnico do Sinop e levou o Barra a Série B

 

Da Redação

Com passagens no comando técnico do Barra do Garcas Futebol Clube em 1993, quando levou o Galo da Serra à Série B do Brasileiro, e depois nas temporada se 1997 e 1998, o técnico Nilo Roberro Neves faleceu na madrugada desta sexta (24/06), aos 80 anos, em Curitiba-PR.

Com a saúde debilitada há alguns meses, Nilo passou por cirurgia cardíaca no ano passado e desde então se utilizava de uma cadeia de rodas para se locomover. Nascido em Porto Alegre em 2 de novembro de 1942, Nilo começou a carreira nas categorias de base do Sport Club Internacional e chegou até a defender a seleção brasileira em um amistoso contra o Coritiba, no Couto Pereira, no dia 13 de novembro de 1968. Na ocasião, o time brasileiro comandado pelo técnico Aymoré Moreira venceu a partida por 2 a 1 na capital paranaense.

O curioso é que depois do Internacional o lateral defendeu justamente o Coxa Branca. Ele foi um dos destaques da equipe do Coritiba que contava ainda com jogadores como o goleiro Jairo (defendeu o Corinthians e Náutico), os zagueiros Pescuma e Oberdan (jogou ainda pelo Santos), o meia-atacante Zé Roberto (também atuou no São Paulo e no Corinthians), o centroavante Tião Abatiá, o ponta-esquerda Aladim (ex-Corinthians e Bangu), entre outros.

Além de bom apoiador, marcava na bola sem cometer muitas faltas. Não foi expulso nenhuma vez. Ganhou cerca de cinco títulos estaduais pelo Coxa. Pendurou as chuteiras no Palmeiras, de Santa Catarina, aos 32 anos.

Carreira de treinador

A partir daí, virou treinador. Comandou as divisões inferiores do Colorado gaúcho e, como profissional, assumiu os principais times de Mato Grosso (Sinop, Operário e Barra do Garças), além de clubes do interior do Paraná, como o Rio Branco.

Pai de três filhos, Nilo era casado com Eunice Costa Neves e também ficou conhecido por ter revelado o goleiro Rogério Ceni, em Sinop, em 1989, onde sagrou-se campeão Estadual, sendo o primeiro técnico campeão por um clube do interior do Estado.

Nilo festejou o título estadual pelo Sinop, e um da Série C do Campeonato Brasileiro, que levou o Barra do Garças à Série B, em 1993.


Baixe o APP da Rádio 102.1

Agora você pode nos ouvir em qualquer lugar com acesso à internet. Disponibilizamos para você, além do áudio, informações de contato e acesso às nossas páginas na internet.