Notícias

Janaína ‘dá na cara’ de Mauro: “Mato Grosso precisa de um estadista”

Publicado em 07 de julho de 2021

Deputada diz que críticas do governador à Assembleia são “uma ofensa ao MDB e aos demais parlamentares”

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) reagiu no mesmo tom às críticas do governador Mauro Mendes (DEM) na manhã desta quarta-feira (7), sinalizando um rompimento com o governo. O embate tem como pano de fundo a aprovação de uma série de projetos contrários aos objetivos do governo e foi agravado com a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 10/2021, a PEC da Empaer.

Inconformado com as decisões da Assembleia, Mauro afirmou que os deputados estavam “jogando para a plateia” e “mentindo” em busca de voto, pois sabem que a PEC da Empaer e os projetos de lei da energia solar e da vacinação dos professores são inconstitucionais.

Para Janaína, a fala de Mauro foi um desrespeito à Assembleia Legislativa e aos deputados que atuam na base de sustentação do governo. A parlamentar afirmou que irá cobrar um posicionamento do presidente da Casa, Max Russi (PSB), pois não aceita que a Assembleia seja tratada de tal forma.

“A Assembleia não pode se diminuir diante das acusações do governo que visam inibir a atuação parlamentar, judicializando todas as questões aprovadas aqui. Essa Assembleia que antes ouvia um governador falar que os deputados eram malucos, que os deputados fazem tudo por voto, acabou. Vamos pressionar o presidente e ele vai ter que tomar uma atitude”, disparou.

A deputada que até outro dia defendia com todas as forças a reeleição de Mauro em 2022 sinalizou ainda que está revendo seu posicionamento. Afirmou que “Mato Grosso precisa de um estadista” e, citando especificamente o caso da Empaer, destacou que o estado precisa de “um governo que olhe pelo próximo”.

“Essa falta de sensibilidade e a falta de respeito com os parlamentares vem criando muito ruído. Ninguém é soberano, ninguém é onipresente, e eu não acredito em uma única candidatura, principalmente com essa postura que o governo vem adotando”, desabafou.

PEC DA EMPAER – Estopim da crise política, a PEC da Empaer foi promulgada na manhã desta quarta-feira. O governo prometeu recorrer à Justiça para derrubar o projeto, por entender que é inconstitucional, e a deputada Janaína Riva confirmou que a Assembleia vai enfrentar a batalha jurídica para fazer valer a decisão dos deputados. O posicionamento da parlamentar é acompanhado pelo presidente Max Russi e pelo primeiro-secretário Eduardo Botelho (DEM).

“O Estado não pode escantear as pessoas, jogar pro olho da rua, porque governos passam, a Assembleia fica e a população fica. Caso o governo judicialize, a Assembleia vai defender aquilo que acredita com o mesmo entusiasmo que o governo vai atacar contra. Tanto a questão do ICMS da energia renovável, a Assembleia está pronta para lutar por essa pauta na justiça, como também a Assembleia está pronta e com muito entusiasmo para defender os servidores da Empaer”, afirmou.

Por Gabriel Soares| Estadão Mato Grosso

Baixe o APP da Rádio 102.1

Agora você pode nos ouvir em qualquer lugar com acesso à internet. Disponibilizamos para você, além do áudio, informações de contato e acesso às nossas páginas na internet.