Notícias

‘Grande Barra’ se aproxima dos 100 casos de coronavírus

Publicado em 02 de junho de 2020
Região urbana formada por Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças soma 97 confirmações da infecção viral nesta segunda-feira (1).

Por Semana 7

Reprodução

Com quase 85 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região urbana ‘Grande Barra’ formada por Barra do Garças (MT), Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO), já contabiliza 96 casos de Covid-19. As informações foram repassadas pelas secretarias municipais de saúde nesta segunda-feira (1).

Em Barra do Garças, a quinta morte em decorrência ao novo coronavírus foi confirmada hoje (1), uma paciente de 82 anos que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Milton Morbeck. De acordo com a secretaria de Saúde do município, a idosa apresentava quadro de cardiopatia e diabetes.

No sábado (30/5), também foi registrado o óbito de uma mulher de 85 anos vítima da infecção viral. A professora aposentada Maria Bonfim estava internada na UTI Covid do mesmo hospital.

Ainda nesta segunda-feira (1), Barra do Garças registra 77 casos positivos da doença, deste número, 28 pessoas se recuperaram, 39 estão em isolamento domiciliar monitorado e cinco estão internados, sendo quatro destas em enfermaria e uma na UTI. 1726 casos já foram notificados, sendo 1595 de Síndrome Gripal e 131 de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

A Secretaria Municipal de Saúde de Aragarças (GO) também informou nesta segunda-feira (1), que a cidade tem 12 casos confirmados de Covid-19. Um aumento de dois casos em relação ao último boletim divulgado, na sexta-feira (29).

Dos 12 casos, duas pessoas estão recuperadas. Há ainda 10 pessoas em tratamento contra a doença. Oito casos suspeitos aguardam resultado do exame para confirmar ou descartar a doença. Outros 57 casos são monitorados pela Secretaria de Saúde no momento. 23 casos deram negativo para a doença e mais 67 casos já foram descartados pelas equipes de Saúde.

Já em Pontal do Araguaia, a menor das três cidades, 8 casos já foram confirmados de acordo com o último boletim divulgado pela SES-MT no domingo (31/5). Do número total, 5 pessoas se curaram da Covid-19 e outras 2 ainda estão sendo monitoradas pela secretaria de Saúde do município.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenção a doença é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus.

A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


Baixe o APP da Rádio 93

Agora você pode nos ouvir em qualquer lugar com acesso à internet. Disponibilizamos para você, além do áudio, informações de contato e acesso às nossas páginas na internet.