Duas ferrovias em MT começam a sair do papel neste mês de setembro

Até o final do mês, dois projetos logísticos de grande porte começarão a deixar o papel, com a assinatura das ordens de serviço

O mês de setembro se inicia com promessas de grandes obras ferroviárias em Mato Grosso. O período foi escolhido por governos para ser dedicado às ferrovias consideradas vitais para o desenvolvimento logístico e econômico do país. Duas dessas estruturas contemplam o estado de Mato Grosso e devem ter suas ordens de serviço assinadas na segunda quinzena.

Os nomes dos interessados nas obras de expansão da Ferrovia Vicente Vuolo, a Ferronorte, serão conhecidos pela população nesta sexta-feira (3), às 9h, conforme anunciou o governo do Estado. A data marca mais uma etapa do processo de contrato sob regime de autorização, que prevê a construção da primeira ferrovia estadual do país.

As propostas enviadas a partir do edital de Chamada Pública para implantação da ferrovia, publicado em julho deste ano, serão abertas em sessão realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A comissão responsável pelo projeto fará consultas e análises dos documentos apresentados pelas interessadas para fins de classificação, habilitação e viabilidade locacional.

Na prática, o governo estadual e entidades e setor produtivo querem tornar realidade o projeto de expansão dos trilhos para interligar Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde ao sistema ferroviário nacional. A previsão é que o segmento tenha 730 quilômetros de extensão, um investimento estimado em R$ 12 bilhões.

O resultado final da Chamada Pública deve ser oficializado em 15 dias. Na reta final do processo será feita a expedição da autorização e formalização do contrato. A vantagem da transferência de obra e gestão para a iniciativa privada é que os custos e riscps do empreendimento são de responsabilidade da empresa vencedora.

“Com a assinatura do contrato, fica autorizada a implantação, operação e exploração da ferrovia pelo prazo de 45 anos e a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no Estado”, garante o Estado.

A previsão é de que o terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025, enquanto o de Lucas do Rio Verde deverá ser finalizado até o 2º semestre de 2028.

FERROVIA DA INTEGRAÇÃO – Outra obra estratégica para a economia de Mato Grosso deve sair do papel também na segunda quinzena de setembro. Em visita a Mato Grosso, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, comunicou o início das obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico).

“No dia 17 de setembro, já tem data, a gente inicia a obra da ferrovia de integração do Centro-Oeste. Uma ferrovia importante que é fruto da ousadia. Pela primeira vez estamos entregando investimento cruzado no Brasil”, explicou o ministro ao se referir às obras em Mato Grosso, que serão realizadas pela Vale. O investimento da empresa será a forma de pagamento pela renovação antecipada de contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

“A Vale vai construir a ferrovia para nós, vamos receber essa ferrovia, incorporar no patrimônio do Estado e conceder para a iniciativa privada. Com uma nova outorga, será possível estender essa ferrovia em direção a Lucas do Rio Verde”, completou.

Priscilla Silva, Estadão Mato Grosso

 

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