Notícias

Barra do Garças terá o primeiro Castramóvel para cães e gatos do Araguaia

Publicado em 10 de agosto de 2021

Projeto consiste em transformar um ônibus usado em uma unidade móvel para esterilização de animais; Associação Amigos dos Animais busca parcerias.

Desenvolvendo trabalho em prol do meio ambiente e dos animais em Barra do Garças e região desde 2003, a Associação dos Amigos dos Animais, dirigida por Francisco Cândido ‘Garrincha’, quer criar a primeira unidade móvel de esterilização de cães e gatos, o Castramóvel. Para isso, Garrincha adquiriu um ônibus usado e busca recursos para adaptar o veículo e colocá-lo em circulação.

Alguns bancos já foram retirados e mesas cirúrgicas estão sendo instaladas dentro do ônibus, bem como outros materiais.

Garrincha explicou que o projeto é necessário, pois mesmo com os coletores de animais existentes na cidade não se tem obtido um resultado satisfatório no controle populacional de animais de rua.

Ainda de acordo com o ambientalista, o Castramóvel irá até os setores e as pessoas que não possuem condições financeiras para pagar o procedimento poderão fazer um cadastro com agentes de saúde para agendar exames e, posteriormente, a castração gratuita do animal.

O trabalho será em forma de mutirão e atenderá Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Aragarças (GO) e outros municípios da região.

Cerca de 12 mil animais já foram vacinados nos postinhos do município, segundo o último levantamento realizado pela ONG.

O número de gatos nas ruas de Barra do Garças é uma das preocupações da associação e gera reclamações por parte da população, um problema que, segundo Garrincha, seria resolvido com a esterilização destes animais.

Garrincha disse que a reforma e adaptação para colocar o Castramóvel em circulação custariam aproximadamente R$ 30 mil. Para ele, são necessárias parcerias entre a ONG, empresas privadas e o poder público. “Nosso problema está na montagem por dentro do ônibus e mais alguns materiais cirúrgicos”, explicou o ambientalista.

Já em relação a profissionais para os trabalhos de castração, Garrincha afirmou que já possui parceria com um grupo de veterinários na cidade.

Em recente visita ao município de Pontal do Araguaia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), conheceu a iniciativa de Garrincha. Depois de uma conversa e breve apresentação sobre o Castramóvel, o parlamentar se comprometeu a apoiar a ação após elaboração de projeto.

Por Semana 7

Baixe o APP da Rádio 102.1

Agora você pode nos ouvir em qualquer lugar com acesso à internet. Disponibilizamos para você, além do áudio, informações de contato e acesso às nossas páginas na internet.