Atleta de Aragarças completa 120 dos 235km e mantém nível de ultramaratonista

Em prova realizada na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, Patrick Medeiros surpreendeu ao passar dos 100km em sua primeira ultramaratona na região conhecida por sua grande inclinação

Cesar Neves

image

Segundo o competidor, apenas cerca de 10 dos 48 atletas completaram os 235km

Realizado do dia 12 ao dia 15 de novembro, o UAI Ultra dos Anjos Reverse reuniu 48 ultramaratonistas na categoria de 235km na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais.

O atleta de Aragarças, Patrick Medeiros da Cruz surpreendeu aos organizadores, onde em sua primeira tentativa na prova ultrapassou os 100km, chegando a 120km de prova, realizadas em aproximadamente 22 horas de corrida na Serra da Mantiqueira.

O ultramaratonista nos revelou que a sua principal dificuldade foi quanto ao terreno extremamente íngreme e também quanto há temperatura, com muita variação, entre um frio intenso de serra e um calor que queimava a pele. “Eu me alimentei certinho, passei pomada para evitar desgastes e calos, entretanto percebi que meu limite eram os 120km. Foi um aprendizado incrível”, disse, em entrevista ao Semana7.

Patrick percebeu, na altura do quilômetro 80 da prova, que seu corpo estava chegando ao limite. Porém, para manter o status de ultramaratonista e continuar classificado para demais provas nos próximos meses, ele traçou como meta ao menos os 100km. Com a força de vontade, meses de treino e a adrenalina lá no alto, o atleta que representou Aragarças na competição chegou até os 120km, no amanhecer do dia seguinte de sua largada.

“Eu olhei para o lado, o sol estava nascendo e eu estava na altura das nuvens. Essa é a noção de quão alta é a Serra da Mantiqueira”, comentou.

O atleta fez questão de agradecer todos que estiveram ao seu lado nessa caminhada, em especial ao seu treinador, Marcelo Borges. “Sem ele eu não teria feito nem 30km desse trajeto”, frisou.

Arquivo Pessoal

Uai UltraMaratona Patrick

Para manter o status de ultramaratonista e continuar classificado para demais provas nos próximos meses, Patrick traçou como meta ao menos os 100km.

Com seis categorias com diferentes distâncias, a UAI Reverse teve como maior desafio os seus 235 km partindo de Passa Quatro, passando por São Lourenço, Caxambu, Baependi, Aiuruoca, Alagoa, Itamonte e retornando para Passa Quatro.

Depois de 33 horas e 50 minutos de prova, o atleta e policial militar da ROTA em São Paulo, Gecier Gomes Melo, conquistou o primeiro lugar da categoria mais desafiadora da competição: os 235 km. Gecier comentou ao site GoOutside que a disciplina vivenciada no quartel contribuiu muito para a eficiência de seus treinos.

 

Curiosidades da prova

Uai UltraMaratona Patrick

Trajeto da prova realizada entre os dias 12 e 15 de novembro, em Minas Gerais

 

Patrick falou um pouco de como foi a prova e como foi a conversa com seus colegas e adversários na ultramaratona.

Primeiro, o atleta disse que o ritmo inicial foi muito forte. Os 10 primeiros quilômetros, em subida constante, foram concluídos em pouco mais de uma hora. No hotel, após a prova, a roda de conversa comentava sobre esse início e a conclusão foi de que deveria ter sido feito em um tempo maior, para que o corpo fosse preservado.

Com a dificuldade do terreno íngreme e da temperatura para todos, houve casos de pessoas que necessitaram ser removidas da prova com a ajuda da equipe médica da competição. Também teve situação onde, pelo difícil acesso, até mesmo helicóptero foi chamado para o resgate.

“Nós temos a nossa equipe de apoio e também há o apoio da organização, mas havia trechos em que não contávamos com essa cobertura. Teve gente que desmaiou, que vomitou sangue. Eu parei realmente quando vi que meu corpo não ia nem para frente nem para trás”, finalizou o ultramaratonista.

João Pedro Donadel, Semana 7
Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações