Após reclamações, vereador indica abertura de nova licitação para transporte público em Barra do Garças

Jaime Rodrigues justificou seu pedido com base em reivindicações feitas por usuários dos ônibus coletivos na cidade; GarçasTur ainda tem contrato vigente

Reprodução

image

Foi aprovada por unanimidade a indicação do vereador Jaime Rodrigues (MDB) solicitando a adoção de providências para a abertura de procedimento licitatório para contratação de empresa de transporte público em Barra do Garças.

Segundo o parlamentar, seu pedido se baseia em inúmeras reclamações recebidas por usuários dos ônibus da GarçasTur na cidade, tais como: preço da tarifa, más condições dos pontos de coletivos, falta de cobertura em alguns bairros e horários, entre outros.

“Assim sendo, atendendo à solicitação de nossos munícipes, que utilizam o transporte, indicamos ao Excelentíssimo Chefe do Poder Executivo, que realize abertura de procedimento de licitatório para contratar empresa para realizar o transporte coletivo em Barra do Garças” finaliza o documento.

Como é de conhecimento popular, a Garçastur/Delta Express Transportes, atual empresa que detém os direitos de concessão do transporte público na cidade, que está ainda em contrato com a prefeitura municipal, têm sofrido diversas críticas, principalmente desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Seu proprietário, Paulo Augusto de Souza, relatou, em entrevistas passadas à imprensa local, as dificuldades que passou durante o período e os motivos de, por exemplo, o pedido para o aumento da tarifa.

“O combustível não para de aumentar, a empresa enfrenta dificuldades pela redução do número de passageiros, devido a pandemia. E também tem a concorrência de outros transportes alternativos. É por isso que estamos solicitando reajuste, para não ter que parar com o serviço”, enfatizou.

Quanto a outro ponto levantado pela indicação de Jaime Rodrigues na Câmara Municipal, os horários das linhas dos ônibus dependem da demanda de usuários. Paulo explicou ser necessário a volta de usuários pagantes para conseguir manter o transporte aos que não pagam tarifa, pois, segundo ele, atualmente 40% dos passageiros são isentos deste valor. “Não há mais equilíbrio econômico financeiro na atividade”, afirmou.

Resposta da prefeitura

Conforme informações da assessoria da atual administração de Barra do Garças, a equipe do prefeito Adilson Gonçalves (PSD) já está reavaliando o contrato vigente.

Arquivo Pessoal

Pontos de ônibus Barra do Garças

Segundo atual contrato, a responsabilidade pelos cuidados com os pontos de ônibus é da prefeitura municipal

Segundo o contrato, um outro ponto levantado pelo parlamentar em sua justificativa, as condições dos pontos de parada dos ônibus está sob responsabilidade da prefeitura municipal. Foi Mostrado em outubro de 2021 a reforma realizada por empresários em alguns pontos da cidade [imagem acima].

Inclusive, a própria empresa realizou levantamento de 21 locais onde há a necessidade de construção da cobertura e assentos dos pontos, como por exemplo o localizado no Av. Amazonas, no Nova Barra Sul.

A expectativa agora, com a pressão feita pelo legislativo municipal, é se haverá mudanças ou não na concessão do transporte público em Barra do Garças.

O proprietário da empresa que realiza o serviço já disse à imprensa local que, caso a prefeitura apresente um levantamento em que seja justificada a mudança.

“A empresa não se opõe a qualquer processo licitatório, mas adianta que todo e qualquer processo licitatório deve ser precedido de estudos técnicos sobre a capacidade e viabilidade econômica dos serviços, para que não haja uma concorrência pública ruinosa e consequentemente destrua por completo o sistema de transporte coletivo local”, reforçou Paulo.

Contudo, o mesmo também já informou que, qualquer empresa que entrar no município terá a mesma dificuldade para oferecer o serviço com os preços atuais.

 

Veja a indicação na íntegra abaixo.

11dde670d20856b6c49a7ad3791e7217
João Pedro Donadel, Semana 7

Compartilhe este artigo:

Últimas atualizações