Notícias

Água Boa e Primavera garante que não aplicaram vacinas vencidas na população

Publicado em 26 de abril de 2021
Vacina contra Covid-19 AstraZeneca

Jacques Gosch

As prefeituras de Água Boa e Primavera do Leste negam a aplicação de doses vencidas da vacina Astrazeneca contra a Covid-19  em moradores do município. Levantamento publicado pelo portal Metropóles, com base em dados do Ministério da Saúde, indica que  em pelo menos  160 cidades de 23 estados, cerca de 1.254 pessoas receberam o imunizante com a data de validade vencida, o que inclui as duas cidades mato-grossenses.

De acordo com a reportagem, os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005 do Laboratório Oxford/Astrazeneca/Fiocruz foram usados após a data limite. No entanto, as prefeituras de Água Boa e Primavera do Leste negam a informação.

O Secretário de Saúde de Água Boa, Eberson Mateus dos Santos,  afirma que recebeu   imunizante do lote citando na reportagem.   No entanto, garante  que  aplicou as doses no mês de março e, algumas, no começo de abril.

“Então a gente aplicou antes da data de validade, que   expirou no dia 14 de abril.   Eu tenho a confirmação de que a gente recebeu essas vacinas com aquele lote relacionado, só que a gente não aplicou posterior validade do frasco”, afirmou o secretário, garantindo que o controle do município é rigoroso.

Já   Primavera do Leste divulgou nota afirmando que todas as vacinas aplicadas no município  são conferidas pelos profissionais da saúde. Portanto,   só são utilizadas dentro do prazo de validade.

“A confirmação consta no sistema de banco de dados, com registro de recebimento dos lotes, validade de cada um deles e o período de aplicação”, diz trecho da nota.

“A última data em que este lote foi utilizado, foi em 15/02/21. Portanto, 58 dias antes do período de expiração e nenhum morador de Primavera do Leste, que já foi vacinado, precisa se preocupar”, completa o documento.

 


Baixe o APP da Rádio 102.1

Agora você pode nos ouvir em qualquer lugar com acesso à internet. Disponibilizamos para você, além do áudio, informações de contato e acesso às nossas páginas na internet.